A Pesquisa Mundial sobre Alzheimer de 2024 – Atitudes em relação à Demência forma a base do Relatório Mundial sobre Alzheimer que será divulgado em setembro. Nosso objetivo é torná-lo abrangente, capturando uma visão autenticamente global. Até agora, países como Holanda, México, Argentina, Espanha e Alemanha estão à frente no número de respostas. Ainda aguardamos uma participação mais expressiva em outros países, inclusive do Brasil. É hora de mostrar que nos importamos.
Qual é o foco da pesquisa deste ano?
Este ano, os pesquisadores se propõem a entender profundamente as atitudes, crenças e, em particular, o estigma em torno da demência. O estigma causa danos profundos, isolando ainda mais pacientes e cuidadores e erguendo barreiras ao suporte e à compreensão das necessidades.
Refletindo sobre as descobertas do Relatório Mundial sobre Alzheimer de 2023, que enfatizou a redução de fatores de risco modificáveis, agora nos concentramos na percepção social sobre a demência. Isso é decisivo para desmontarmos o estigma de forma consistente e impactar positivamente a vida das pessoas diagnosticadas e familiares.
Por que sua participação é urgente?
Atualmente, as respostas do Brasil estão abaixo do esperado, tornando sua participação ainda mais necessária e urgente para conhecermos a diversidade das percepções brasileiras sobre o Alzheimer e outras demências.
As respostas coletadas nessa pesquisa serão a base para nossas futuras campanhas e diálogos com os governos no mundo, orientando nossa análise das necessidades específicas para apoiar a comunidade de Alzheimer. Quanto mais ampla e variada for nossa base de dados, mais eficazes serão nossas ações e recomendações.
Responder ao questionário é rápido e fácil
As perguntas são objetivas, focadas em como lidamos e interagimos com pessoas que vivem com Alzheimer ou outras demências. Participar é simples e seguro, e leva, no máximo, 15 minutos. Cada resposta ajuda a ampliar nossa compreensão, que poderá influenciar positivamente o futuro de quem vive com demência.
Contamos com sua participação!
Este é um momento decisivo para ampliarmos a conscientização e aprimorarmos a compreensão global sobre o Alzheimer e outras formas de demência. Se ainda não participou, considere responder o questionário hoje e convidar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Acesse o formulário da pesquisa aqui.
Federação Brasileira das Associações de Alzheimer – Febraz