C20 Brasil: Saúde integrada para todas as pessoas

Home|Ações|C20 Brasil: Saúde integrada para todas as pessoas
  • A Alzheimer’s Disease International (ADI) está participando do Civil 20 (C20) Brasil, evento importantíssimo realizado nesta semana (26 a 28 de março), em Recife, Pernambuco. Juntamente com o diretor para as Américas da ADI, Diego Aguilar, a presidente da Febraz, dra.Elaine Mateus, estará entre os facilitadores do grupo de trabalho sobre Saúde Integrada para Todas as Pessoas.

    A participação reforça nosso compromisso com a advocacia global e o bem-estar de pessoas com demência e suas famílias, com ênfase para a importância de uma abordagem inclusiva e abrangente da saúde no cenário global. O C20 Brasil reúne organizações da sociedade civil de todo o mundo para influenciar as políticas e decisões globais no âmbito do G20, fórum intergovernamental das maiores economias do mundo para discussão de políticas econômicas globais e que, neste ano, está sediado no Brasil.

    “O envolvimento da ADI no C20 Brasil 2024 e na primeira reunião do Comitê Diretor em Recife significa cumprir nosso compromisso com o diálogo e a ação globais. Estamos preparados para impulsionar mudanças significativas em direção a soluções inclusivas e sustentáveis para pessoas que vivem com demência em todo o mundo”, afirma Diego Aguilar.

    Grupos de Trabalho do C20: Uma Plataforma para Mudanças Políticas

    Os Grupos de Trabalho (GTs) do C20 são fundamentais para a formulação de recomendações políticas direcionadas ao G20, refletindo uma ampla gama de perspectivas e experiências da sociedade civil. A participação da ADI no GT5 é uma oportunidade única para realçar questões relacionadas à demência e assegurar que as políticas de saúde global considerem as necessidades específicas desse grupo. Alinhado ao princípio de continuidade do C20, nosso trabalho se baseia em esforços anteriores para promover uma saúde integrada, com o objetivo de garantir que todas as pessoas, independentemente de sua condição de saúde, tenham acesso a cuidados de qualidade.

    Elaine Mateus avalia: “É uma oportunidade valiosa de pautar o Alzheimer e as demências como prioridade em saúde pública e um reconhecimento ao trabalho da ADI e à importância da causa. Estaremos ao lado de outras entidades muito representativas para construir propostas verdadeiramente inclusivas.”

    O C20 Brasil será enriquecido pela participação de várias organizações renomadas:

    Gestos: A Gestos traz sua expertise em defesa dos Direitos Humanos das pessoas soropositivas para o HIV e das populações vulneráveis às ISTs

    ABONG: Focada no fortalecimento das ONGs e movimentos sociais, a ABONG é vital para destacar a importância da sociedade civil na promoção da justiça social e da sustentabilidade.

    Instituto Pólis: Trabalhando pelo direito à cidade, o Instituto Pólis atua pela participação democrática  e inclusão social.

    Cada entidade traz uma perspectiva única para as discussões, contribuindo para um diálogo abrangente sobre como enfrentar os desafios globais mais urgentes.

    Acompanhe o C20 Brasil

    Para aqueles que não podem se juntar a nós em Recife, a programação do primeiro dia do evento (26 de março, terça-feira) tem transmissão ao vivo via canais da Gestos e o Canal Municipal de TV da Prefeitura de Recife.

    Mais informações sobre o C20 Brasil no site oficial do evento: https://c20brasil.org/pt/

    #C20Brasil #InceptionMeeting #Recife #ADI #Febraz #Alzheimer