Retratos do Cuidado

Home|Retratos do Cuidado

O Alzheimer e as outras demências impactam a vida não só das pessoas com diagnóstico, mas também seus familiares parceiros de cuidado. Conhecer os caminhos possíveis para lidar com a doença é de grande ajuda. Assista o vídeo que apresenta três histórias inspiradoras.

O vídeo Retratos do Cuidado é resultado do estudo sobre demandas e desafios de cuidadores informais de pessoas que vivem com demência. A pesquisa foi baseada em entrevistas realizadas no Reino Unido, EUA, Brasil e África do Sul, no contexto da pandemia de COVID-19.

O roteiro apresenta três histórias protagonizadas por cuidadores informais que buscam caminhos para apoiar entes queridos afetados pelo Alzheimer:

  • Pedro conseguiu enfrentar os desafios com mais suavidade, buscando apoio e colocando-se no lugar de seu pai.

  • Clara trilhou seu próprio caminho, pesquisando e aprendendo como melhor auxiliar sua esposa na batalha contra a doença.

  • Ana mudou de vida para cuidar de sua avó, encontrando a melhor opção para garantir seu bem-estar.

Acompanhe essas histórias emocionantes. Elas podem ajudar parceiras e parceiros de cuidado na vida prática, além inspirar políticas públicas e serviços que atendam as diversas demandas relacionadas ao cuidado integral.

O estudo Retratos do Cuidado, foi desenvolvido pela Universidade de Westminster @‌uniwestminster (Reino Unido) com diversos parceiros, como a Universidade Estadual de Londrina @‌ueloficial (Brasil).  O projeto, idealizado pela ADI @‌aldisint (Alzheimer’s Disease International) e patrocinado pela Roche @‌rochebrasil, teve o apoio da Febraz – Federação Brasileira das Associações de Alzheimer.