RECURSOS

Home|RECURSOS

Towards a dementia-inclusive society: WHO toolkit for dementia-friendly initiatives

O Kit de Ferramentas da OMS “Rumo a uma sociedade que inclua a demência” reúne iniciativas favoráveis à demência em apoio às pessoas que vivem com a doença, as comunidades e os países, em prol da conscientização e capacitação de pessoas que vivem com demência para que permaneçam ativas e sejam parte significativa de sua comunidade. O kit de ferramentas fornece orientação prática e estratégias que podem apoiar os esforços, incluindo atividades de planejamento e implementação, para criar sociedades que incluam as pessoas que vivem com demência.

consulte Mais informação

Global Dementia Observatory Platform for Knowledge Exchange in Dementia

A Plataforma de Intercâmbio de Conhecimento do Observatório Global da Demência contém recursos essenciais para apoiar a implementação do plano de ação global sobre a resposta da saúde pública à demência 2017-2025 e suas sete áreas de ação. A plataforma GDO KE fornece um espaço para que entidades interessadas compartilharem recursos (por exemplo, políticas, diretrizes, estudos de caso e exemplos de boas práticas) para facilitar a aprendizagem mútua e promover a troca de conhecimento na área de demência.

consulte Mais informação

Global Dementia Observatory (GDO)

O Observatório Global da Demência é uma plataforma que reúne e divulga dados dos Estados Membros da OMS sobre 35 indicadores-chave de demência para apoiar o planejamento de serviços com base em evidências e o fortalecimento das políticas, bem como dos sistemas de saúde e assistência social.

consulte Mais informação

Manifesto da dignidade no design para pessoas que vivem com demência

O manifesto é resultado do trabalho publicado em 2020 no Relatório Mundial de Alzheimer, que reuniu contribuições de 58 autores e autoras de 17 países, além de 84 estudos de casos de 27 países. O documento advoga em favor de design e ambiência arquitetônica que respeitem a dignidade, autonomia, independência, igualdade de oportunidades e a não discriminação de pessoas que vivem com demência.