Coletânea PlenaMente: Informação confiável e recursos gratuitos para melhorar a vida na jornada do Alzheimer

Home|Ações|Coletânea PlenaMente: Informação confiável e recursos gratuitos para melhorar a vida na jornada do Alzheimer
  • “Fernanda e seu Afonso: Tudo parecia natural”… Assim começa a apresentação de uma das três famílias que conhecemos ao ler a coletânea PlenaMente: A Vida com a Doença de Alzheimer. Uma publicação inédita, com narrativa acessível e leve, que combina a experiência daqueles diretamente impactados pela demência e o conhecimento científico. Uma ferramenta confiável, muito útil e gratuita para apoiar a comunidade do Alzheimer.

    A iniciativa é do Instituto Não Me Esqueças (INME), organização sediada em em Londrina, no Paraná, integrante da Febraz, que é apoiadora do projeto. O quarto e último caderno educativo que compõe a série, acaba de ser lançado. Toda produção do material foi financiada com recursos da Novo Nordisk, farmacêutica dinamarquesa.

    A série PlenaMente contribui para educar e orientar sobre os cuidados, direitos e planejamento necessário para navegar da melhor forma possível pela jornada do Alzheimer. A obra é resultado de um esforço colaborativo envolvendo pessoas que vivem com a doença, seus parceiros de cuidado, profissionais de saúde e voluntários.

    A tônica em toda a coletânea está na importância da empatia, do conhecimento atualizado e de uma abordagem centrada na pessoa para enfrentar os desafios. Este projeto reflete perfeitamente o compromisso da Febraz e do Instituto Não Me Esqueças em atuar por uma vida plena e inclusiva para todos.

    Abrangência temática e prática

    Os volumes da coletânea cobrem uma ampla variedade de questões que desafiam as famílias que vivem com demência. Desde o processo de diagnóstico e as perguntas a fazer ao médico, até os direitos assegurados por lei, os medicamentos disponíveis na rede pública de saúde e como gerenciar a sobrecarga emocional dos cuidadores. O quarto e último caderno educativo, recém-lançado, aborda outras questões importantes, como a escolha por instituições de longa permanência, estratégias para melhorar a comunicação em estágios avançados da doença e maneiras de manter a autonomia pelo maior tempo possível, destacando a necessidade de cuidados personalizados e planejamento a longo prazo.

    Estimulação cognitiva e vínculos Afetivos

    Além disso, a coletânea inclui cadernos de atividades destinados à estimulação cognitiva. O quarto volume, que completa a série e está em fase adiantada de produção, se junta aos anteriores — “Experiências Culinárias”, “Vida e Rotina em Família” e “Jogos e Brincadeiras Antigas” — que oferecem sugestões para adaptar as atividades às capacidades de cada indivíduo. Assim, a série PlenaMente não só promove a estimulação cognitiva, mas também fortalece os laços afetivos, essenciais para a qualidade de vida de pacientes e parceiros de cuidado.

    Acesso gratuito: Baixe agora

    A Febraz e o Instituto Não Me Esqueças incentivam a comunidade a explorar e compartilhar a coletânea PlenaMente, disponível gratuitamente no site do Instituto. Esse recurso valioso é fundamental para disseminar conhecimento, técnicas de cuidado e também estratégias de autocuidado.

    Para acessar a coletânea completa e saber mais sobre esses recursos essenciais, visite naomeesquecas.org.br/plenamente/. Para mais informações, entre em contato com o INME via e-mail em contato@inme.org.br ou pelo WhatsApp (43) 9 9155-5747.