ASSOCIAÇÕES DE ALZHEIMER

Home|ASSOCIAÇÕES DE ALZHEIMER

As quatro associações brasileiras de Alzheimer da Febraz

As associações de Alzheimer são organizações sem fins lucrativos que trabalham para apoiar as pessoas afetadas pela demência. Elas atuam de diferentes maneiras com objetivo de dar suporte, educar e informar cuidadores, cuidadoras e familiares, profissionais de saúde e da assistência social, cientistas, gestoras e gestores públicos.

Conheça cada uma delas. Acesse a mais próxima de você e torne-se um
membro participante.

APAZ

Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer reúne pessoas, familiares, profissionais e interessados com a finalidade de ajudar e aliviar o sofrimento dos doentes de Alzheimer e seus familiares. Fundada em 1991, no Rio de Janeiro-RJ, tem objetivo de orientar, informar, apoiar e capacitar familiares e profissionais de saúde que convivem ou trabalham com portadores da Doença de Alzheimer e outras demências, investindo na melhoria da qualidade de vida da família e do portador. Trabalha pela disseminação de informações em saúde via palestras, podcasts e distribuição de material informativo para todas as faixas etárias da população, principalmente nas comunidades de baixa renda.

Instituto Não Me Esqueças

O Instituto Não Me Esqueças foi fundado em 2017, em Londrina-PR, por um grupo de familiares que cuidam e profissionais da área da saúde, assistência social e psicologia. Tem como missão a defesa dos direitos e da qualidade de vida das pessoas com Alzheimer, seus familiares e cuidadores. Com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado e do diagnóstico em tempo da Doença de Alzheimer, trabalha divulgando informações e desafiando os estigmas que a cercam. Outras ações incluem atividades de promoção da saúde das pessoas com Alzheimer, seus familiares e cuidadores, além de assistência social, educação e mobilização social.

IAB

O Instituto Alzheimer Brasil foi fundado em 2012 com a missão de reduzir o impacto da Doença de Alzheimer e de outras formas de demência relacionadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas, de seus familiares, cuidadores e da sociedade em geral. Com sede em Curitiba-PR e filial em São Paulo-SP, mensalmente promove encontros de familiares e grupos de apoio para troca de informações e experiências sobre a doença de Alzheimer e outras doenças similares.

ABRAZ

Trabalha em favor do público idoso. Especialmente os fragilizados pela demência. Pois, sua condição de adoecimento, os impede de reclamar seus direitos e exercer a cidadania. Além dos idosos, a representatividade da Associação se estende aos familiares e cuidadores que, pelo seu envolvimento diário no atendimento aos pacientes, acabam também sem condições de buscar seus direitos. Fundada em 1991, em São Paulo-SP, reúne 13 mil associados em 23 Regionais, nas cinco regiões do país. Atualmente, organiza cerca de 100 Grupos de Apoio em todo o Brasil, dos quais participam até quatro mil famílias.