Diretoria

Home|Diretoria

Elaine Mateus
Presidente

É co-fundadora da Febraz e atuou como Secretária na gestão 2018-2021. Desde 2019, é representante das Associações Brasileiras de Alzheimer no Projeto STRiDE – Fortalecendo respostas à demência em países de médio e baixo poder econômico. O diagnóstico da sua mãe com Doença de Alzheimer impulsionou sua motivação pela causa e a criação do Instituto Não Me Esqueças, em 2017, com sede em Londrina, Paraná. Elaine é Professora Associada na Universidade Estadual de Londrina, com doutorado em Linguística Aplicada e 30 anos de experiência nas áreas da educação e pesquisa nas ciências humanas e sociais

Rodrigo Rizek Schultz
Vice-Presidente

É Presidente reeleito da Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz Nacional, tendo atuado também como Diretor Científico da entidade entre 2014 e 2017. Foi presidente da Febraz na gestão 2018 – 2021. Rodrigo atua na Universidade Santo Amaro (UNISA), na cidade de São Paulo, como Coordenador do Núcleo de Clínica Médica e como Professor Titular de Neurologia da Disciplina de Clínica Médica.

Jean Pierre de Alencar
Tesoureiro

É Vice-Presidente da ABRAZ Regional São Paulo, eleito para a gestão 2021-2024. Especialista em Geriatria pela Associação Médica Brasileira e SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atua como Médico geriatra e coordenador do Centro de Referência do Idoso de Casa Branca, em São Paulo.

Elizabeth Piovezan
Secretária

É pedagoga, especialista em Gerontologia e Neuropsicologia. Desde 2012 é Diretora Presidente do Instituto Alzheimer Brasil – IAB, em Curitiba-PR e Coordenadora da Regional do IAB Espaço São Paulo. É co-fundadora da Febraz, tendo atuado como Vice-Presidente na gestão 2018-2021.

Jerson Laks
Diretor Científico

É médico psiquiatra, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador do CNPq Nível 1 e Cientista do Nosso Estado (Faperj), com estudos na área de Psiquiatria Geriátrica. Suas publicações são referência no Brasil e no mundo para os campos da Doença de Alzheimer, a Demência, a Depressão em Idosos e a Neuropsicologia. Atua como Diretor Científico da Febraz desde 2018, tendo sido reconduzido ao cargo para a gestão 2021-2024.

Juliana Quinteiro Canhete
Conselheira Fiscal

Também eleita Conselheira Fiscal, sempre se dedicou ao cuidado de idosos. Desde quando sua tia foi diagnosticada com Alzheimer, ela decidiu deixar o trabalho formal para cuidar dela como prioridade. Em razão desse cuidado e de sua motivação para ajudar outras pessoas, foi uma das criadoras do Instituto Não Me Esqueças. Atualmente, atua como “Filha de Aluguel”, transportando e acompanhando idosos a lugares que o familiar cuidador nem sempre consegue levar.

Luciane Ponte
Conselheira Fiscal

Sócia-fundadora da ABRAz Regional Ceará (1998), vice-presidente da ABRAz Regional Ceará (Gestão 2018-2021 e 2021-2024) e tem atuado como Coordenadora de Assuntos Internacionais da ABRAz Nacional (Gestão 2018-2021 e 2021-2024). Foi Conselheira Fiscal da Febraz na Gestão 2018-2021, mantendo novamente esse cargo na atual Gestão (2021-2024). Atua como neuropsicóloga e professora da Faculdade de Psicologia (Unichristus) e de Pós-Graduação em Gerontologia (Unifor).

Maria Aparecida Albuquerque Guimarães
Conselheira Fiscal

Eleita como membro do Conselho Fiscal para o mandato 2021/2024, é Presidente da APAZ – Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes, que há 30 anos trabalha com os familiares de pessoas que vivem com Alzheimer na cidade do Rio de Janeiro.