Fatores de risco

Home|Fatores de risco

Fatores de risco

Conheça os fatores de risco associado à demência e atue para sua prevenção

O mais importante fator de risco associado ao desenvolvimento da demência é o envelhecimento. Mas existem outros 12 fatores que são chamados de fatores de risco modificáveis porque sobre eles, nós podemos atuar.

Fatores de Ricos

Muitos fatores têm sido associados ao desenvolvimento das demências. Alguns são fatores de risco, enquanto outros, parecem ser protetores.

Fatores de risco são características que, nos estudos, aparentam ter alguma relação com o desenvolvimento de uma doença. Se esses fatores de risco estiverem presentes, há uma chance maior, mas não uma certeza, de que a doença se desenvolva. Por exemplo, nem todo mundo que fuma desenvolve doenças cardíacas e nem todo mundo com doenças cardíacas já foi fumante. No entanto, fumar é um forte fator de risco para doenças cardíacas.

Alguns fatores de risco podem ser modificados, por exemplo, a redução da pressão arterial reduz o risco de um acidente vascular cerebral. Outros fatores de risco não podem ser modificados, como a idade ou o histórico familiar.

Idade

Fatores De Risco Para Demência

O maior fator de risco para a doença de Alzheimer e outras demências é o aumento da idade. Embora a idade aumente o risco de uma pessoa vir a desenvolver a doença, a demência não é uma parte normal do envelhecimento.

Sabemos que existem mais de 20 genes que afetam o risco de uma pessoa desenvolver demência. O gene APOE foi o primeiro conhecido por aumentar o risco de uma pessoa desenvolver a doença de Alzheimer e ainda é o gene de risco mais forte conhecido. Existem também genes que causam diretamente a demência, mas esses genes determinísticos são raros – estima-se que sejam responsáveis ​ por menos de 1% dos casos de demência e causem formas de início precoce nas quais os sintomas geralmente se desenvolvem antes dos 60 anos.

As mulheres são mais propensas a desenvolver a doença de Alzheimer do que os homens, mesmo levando em consideração o fato de que as mulheres vivem mais, em média. As razões para isso não são claras.

Modificáveis

Fatores De Risco Modificáveis

Embora não possamos mudar nossos genes ou parar de envelhecer, existem mudanças que podemos fazer para reduzir nosso risco de demência, sejam mudanças individuais no estilo de vida ou mudanças mais amplas na sociedade. Cada vez as pesquisas científicas evidenciam os 12 fatores de risco que são potencialmente modificáveis. Poderíamos prevenir ou atrasar até 40% dos casos de demência, se pudéssemos modificar todos esses fatores de risco.

Embora a mudança de comportamento seja difícil e algumas associações possam não ser causais, as pessoas têm um enorme potencial para reduzir o risco de demência. Muitos dos fatores de risco também são compartilhados com outras doenças não-transmissíveis, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

Fique por dentro
Manter-se ativo, comer bem e participar de atividades sociais promovem uma boa saúde do cérebro e podem reduzir o risco de desenvolver demência. Manter o coração saudável, evitando fumar e consumir álcool em excesso, pode diminuir o risco de demência e de outras doenças.