O que é demência?

Home|O que é demência?

O QUE É DEMÊNCIA?

Demência é um termo genérico para um conjunto de sintomas causados por distúrbios que afetam o cérebro e têm impacto na memória, pensamento, comportamento e emoção.

A forma mais comum é a doença de Alzheimer, que afeta 50-60% das pessoas com demência. Outros tipos de demência incluem demência vascular, demência de corpos de Lewy e demência fronto-temporal. A demência às vezes também pode afetar pessoas com menos de 65 anos. Isso é conhecido como demência precoce.

Nossos cérebros são compostos de mais de 86 bilhões de células nervosas – mais do que as estrelas da Via Láctea. A demência danifica as células nervosas, fazendo com que elas não sejam mais capazes de se comunicar com eficácia e isso afeta o funcionamento do nosso corpo.

Os sinais mais comuns que uma pessoa que vive com demência experimenta podem depender das partes do cérebro afetadas e/ou da doença específica que está causando sua demência.

A DEMÊNCIA AFETA 55 MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO
Com um novo caso de demência a cada 3 segundos. Uma maior consciência e compreensão da demência são importantes para desafiar os mitos e equívocos que cercam a síndrome.
Fique por dentro

SAIBA MAIS

Demência: fatos e dados

Leia mais

Advocacy

Leia mais

Conhecimento

Leia mais