Mapa do Cuidado: Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos) – Volta Redonda (RJ)

Home|Ações|Mapa do Cuidado: Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos) – Volta Redonda (RJ)
  • Logo no começo da manhã, a van passa pra buscar dona Glorinha em casa e levar até o Centro de Alzheimer de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, considerado o primeiro centro público de atendimento a pessoas que vivem com Alzheimer na América Latina_. “Está fazendo bem para ela, está fazendo bem para mim”,_ resume a filha Célia Aparecida Gomes de Paula.

    Os atendimentos no Centro de Alzheimer acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade possui capacidade para 90 idosos, sendo 25 atendidos diariamente. Eles participam de 4 oficinas diárias e fazem as refeições no local. O Centro-Dia oferece ainda o transporte em van para quem precisa.

    O Centro-Dia é um serviço público municipal da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Volta Redonda, no local são realizadas atividades de estimulação cognitiva, orientação, escuta, acolhimento e acompanhamento das famílias. Quase 400 pessoas com diagnóstico de demência e seus parceiros de cuidado já foram atendidos na unidade em 10 anos de funcionamento.

    O trabalho é pautado pela Política Nacional de Assistência Social, direcionado para a família e suas necessidades. Numa abordagem social, menos medicamentosa, a proposta é garantir promoção e manutenção dos vínculos sociais e familiares. “A implantação desse serviço inovador no país requer estudo, sensibilidade e aprimoramento da equipe de atendimento.  Na prática diária entendemos que, apesar do diagnóstico ser o mesmo para todos os usuários, o histórico e a forma de lidar com a vida, fará toda diferença no entendimento de quem é essa pessoa e como a doença se manifestará nela. Isso requer um manejo individualizado, personalizado. Buscamos priorizar, em meio ao atendimento coletivo, as nuances da singularidade de cada um dos nossos idosos. Isso é cidadania e participação social”, explica a coordenadora do Centro de Alzheimer, a psicóloga Daniele Freire.

    Estrutura

    O Centro de Alzheimer ocupa uma área construída de 870 metros quadrados, com salas de atividades, repouso, acolhimento, cozinha e refeitório. A equipe multidisciplinar é composta por profissionais especializados, incluindo psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros.

    Oficinas

    O serviço oferece oficinas que estimulam e buscam impactar no desenvolvimento do idoso e na manutenção de suas capacidades. As oficinas nas áreas de fisioterapia, psicologia, educação física, música, arteterapia, nutrição, trazem na sua forma de organização assuntos, objetos e propostas que busquem na história das pessoas atendidas dados que remetam à alegria, ao prazer e ensinamentos.

    Benefícios

    A equipe informa que os depoimentos das pessoas atendidas e familiares são muito positivos, apontam melhorias significativas na qualidade de vida, estabilidade emocional, resgate de memórias e preservação de habilidades cognitivas. Célia Aparecida Gomes de Paula, a filha da dona Glorinha (Maria da Glória Satiro Gomes), conta que a mãe frequenta o Centro há um ano e gosta muito. “A equipe é demais! São pessoas maravilhosas que recebem os idosos com aquele sorriso no rosto, beijo e abraço. Quando ela começou eu sentia um aperto no peito e me questionava. Será que estou fazendo a coisa certa, deixar minha mãe lá? Depois eu fui vendo que ela sai de casa feliz e volta mais feliz ainda. Chega com um cansaço gostoso, contando que teve música, que dançou, que cantou. Está fazendo bem para ela e está fazendo bem para mim, porque eu estou conseguindo cuidar mais de mim”, relata Célia.

    O prefeito Antonio Francisco Neto ressalta a importância do serviço: “Não se trata apenas de oferecer atendimento aos idosos com Alzheimer, mas de um processo de envelhecimento protegido, digno, pautado na pessoa e não na doença”,

    Critérios de atendimento

    Para avaliação social, realizada pela equipe multidisciplinar, os idosos devem apresentar o laudo médico com diagnóstico da Doença de Alzheimer em fase inicial ou média de seu desenvolvimento. Os critérios usados para admissão são o menor número de pessoas no cuidado diário do idoso, maior grau de estresse familiar, maior nível de sobrecarga do cuidador e menor renda.

    (Crédito das fotos: Cris Oliveira)

    Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares

    Serviço Público Municipal

    Rua 548, nº 101, Jardim Paraíba, Volta Redonda (RJ)

    Telefones:

    (024) 35129764 Coordenação

    (024) 35129765 Recepção

    E-mail: centrodiasynvalsantos@epdvr.com.br