Conferência mundial destaca avanços e desafios em defesa das pessoas que vivem com demência

Home|Ações|Conferência mundial destaca avanços e desafios em defesa das pessoas que vivem com demência
  • A 36ª edição da Conferência Global da Alzheimer’s Disease International (ADI), realizada em Cracóvia, Polônia, foi aberta nesta quarta-feira (24) e segue até sexta-feira (26), com a participação de mais de 750 delegados representando presencialmente mais de 100 países e um número significativo de participantes online. O encontro visa fortalecer a integração e articulação de esforços globais em pesquisa, políticas públicas e práticas clínicas relacionadas à demência.

    Entre os participantes estão os principais especialistas mundiais, lideranças, pesquisadores, profissionais médicos, familiares e pessoas que vivem com demência. O primeiro dia do evento destacou a importância do trabalho integrado e articulado na busca de soluções que garantam os direitos e o bem-estar desses indivíduos.

    A Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) apresentou os resultados e impactos da campanha mundial conduzida pela entidade em 2023, focada na redução de riscos de demência, com o lema “Nunca é cedo ou tarde demais”. Além disso, foi feito um relato das experiências bem-sucedidas no campo das políticas públicas em curso no Brasil. A partir do contexto amplo no qual se encontra o trâmite do Projeto de Lei que institui o Plano Nacional em Demências, destacamos a lei estadual do Rio Grande do Sul, que deve ser publicada ainda neste semestre, e o Programa CAPAz – Cuidado e Apoio a Pessoas com Alzheimer e familiares, em curso em Londrina desde 2022, pelo Instituto Não Me Esqueças. Ambas as experiências pavimentam o caminho para políticas públicas centradas nas pessoas.

    A presidente da Febraz, Dra. Elaine Mateus, ressaltou a importância da participação no encontro e a percepção sobre o cenário global: “A conferência tem sido uma oportunidade ímpar para a comunidade se conectar e fortalecer. Há inúmeras iniciativas bem-sucedidas acontecendo ao redor do mundo. Ainda assim, persiste o sentimento comum de que mais pesquisas, iniciativas públicas e investimentos são críticos para o enfrentamento desta condição.”

    Embaixadores da Comunidade de Alzheimer

    A Rainha Sofia, da Espanha, aos 85 anos, demonstrou seu compromisso contínuo com as causas da Comunidade de Alzheimer ao participar da conferência. Desde 1989, após a morte da princesa Eugenia de Grécia, que vivia com demência e de quem a rainha era próxima, ela tem sido uma figura ativa na promoção da pesquisa e do apoio às pessoas impactadas pela doença de Alzheimer, por meio de sua fundação.

    A Rainha Sofia compartilha o cargo de embaixadora global da ADI com outras personalidades, como a princesa Muna da Jordânia e a Rainha Silvia da Suécia. Juntas, elas utilizam sua influência para aumentar a conscientização e fomentar avanços no tratamento e cuidado dos indivíduos vivendo com demência.

    Histórico do Evento

    A cada dois anos, a Conferência Global da Alzheimer’s Disease International (ADI) se torna palco para renomados especialistas e pesquisadores compartilharem os avanços mais recentes nas sete áreas de ação definidas no plano global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre demência:

    • Elevar a demência ao nível de prioridade na área de saúde pública.

    • Combater o estigma e fomentar a criação de comunidades que acolham e apoiem pessoas que vivem com demência.

    • Atuar na redução do risco de demência.

    • Aprimorar o diagnóstico, tratamento e apoio às pessoas com o diagnóstico.

    • Proporcionar apoio efetivo aos cuidadores de indivíduos que vivem com demência.

    • Disseminar informações sobre demências para conscientizar a população.

    • Investir em pesquisa e inovação nos campos da demência.

    Neste ano, a ADI recebeu um impressionante número de 800 resumos durante o processo de seleção de trabalhos, um marco histórico para a entidade e um reflexo do crescente fortalecimento da comunidade de Alzheimer. Com um programa que mantém padrões elevados tanto em conteúdo científico quanto não científico, a conferência atrai uma audiência diversificada, desde profissionais médicos e pesquisadores até cuidadores informais e pessoas que vivem com demência.

    Agradecemos à Alzheimer’s Disease International pela organização deste evento imprescindível, que não só eleva o nível de conscientização e conhecimento sobre a demência, mas também inspira ação contínua e colaboração global na busca por soluções efetivas.

    #Febraz #ADI #ADIConference #DementiaResearch #ImpactoNoBrasil #Alzheimer #Demência