No Setembro Lilás, mês de conscientização sobre demências, a presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz), Elaine Mateus, participou da série especial Além do Esquecimento, exibida em três episódios no Fantástico, da TV Globo, com apresentação do dr. Drauzio Varella, uma das maiores referências em comunicação sobre saúde. A série, veiculada nos dias 15, 22 e 29 de setembro, mostrou com sensibilidade e clareza os desafios enfrentados por mais de dois milhões de brasileiros que vivem com demência, destacando as dificuldades diárias, o impacto nas famílias e a importância de um diagnóstico oportuno.
A participação de Elaine Mateus foi fundamental para destacar a urgência de medidas públicas e políticas que apoiem não só as pessoas com demência, mas também os familiares que atuam como cuidadores. “Somos signatários de um documento firmado com a Organização Mundial da Saúde, junto com outros 192 países, que compromete o Brasil a criar um plano nacional de demência. Essa meta ainda não foi cumprida”, alertou a presidente da Febraz. Ao longo dos três episódios, ela abordou a sobrecarga que recai sobre as mulheres, que representam 90% dos cuidadores no país. “Essas cuidadoras muitas vezes abandonam suas carreiras para se dedicarem integralmente aos familiares, o que tem impacto profundo em suas próprias identidades.”
Outro destaque importante da série foi o trabalho do Instituto Não Me Esqueças, uma das associações federadas da Febraz, que apareceu como referência em atendimento a pessoas diagnosticadas com demência. O instituto, localizado em Londrina, no Paraná, oferece serviços gratuitos de cuidado e terapias não farmacológicas, como a estimulação cognitiva. Elaine Mateus ressaltou a relevância de iniciativas como essa no enfrentamento ao subdiagnóstico e na promoção da qualidade de vida. “De cada dez pessoas, apenas duas recebem o diagnóstico de demência. Isso reflete uma visão equivocada de que a demência seria uma consequência natural do envelhecimento, quando, na verdade, o diagnóstico oportuno pode mudar o curso da doença.”
Assista os três episódios da série Além do Esquecimento.
1º Episódio – Como lidar com as demências que afetam cerca de 2 milhões de brasileiros?
O primeiro episódio da série apresentou histórias emocionantes, como a de Marlene, uma professora aposentada que, apesar de seu vasto conhecimento acadêmico, começou a perder a memória e foi diagnosticada com Alzheimer. O episódio trouxe também especialistas como a neurologista Jerusa Smid, da USP, que explicou a progressão da doença e a importância de reconhecer os sintomas iniciais
2º Episódio – Como dar a atenção necessária a quem tem demência sem anular a própria vida
No segundo episódio, Drauzio Varella destacou as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores familiares. A série deu voz a histórias como a de Beatriz, que largou seu emprego para cuidar da mãe, Jurema, e de Cristina, que documentou em redes sociais o cotidiano de cuidados com o pai, Aroldo. Elaine Mateus chamou a atenção para a solidão enfrentada pelas parceiras e parceiros de cuidado por conta da falta de suporte no Brasil.
3º Episódio – Saiba como terapias de estimulação cognitiva, social e afetiva ajudam a manter pessoas com demência socialmente ativas
No terceiro e último episódio, a série abordou os tratamentos não farmacológicos que ajudam a manter pessoas com demência socialmente ativas, como as terapias de estimulação cognitiva, social e afetiva oferecidas pelo Instituto Não Me Esqueças. Esses tratamentos contribuem para preservar a autonomia dos pacientes e retardar os impactos da doença. “A estimulação cognitiva oferece benefícios reais e permite que as pessoas convivam de forma mais ativa e integrada à sociedade”, afirmou Elaine.
A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, também foi ouvida pelo Fantástico e questionada sobre a necessidade de apresentar soluções para as necessidades das pessoas que vivem com demências e seus familiares. A Política Nacional em Demências foi instituída por lei neste ano, mas ainda não implementada. A ministra disse que o governo está estudando medidas para apoiar os cuidadores não profissionais, que representam 80% do total e, em sua maioria, exercem o papel de forma voluntária.
A Febraz agradece ao Dr. Drauzio Varella e toda a equipe do Fantástico por mostrar os desafios da vida com Alzheimer no Brasil. A audiência do Fantástico tem um alcance de 33 milhões de pessoas a cada domingo. Esperamos ver a mídia cada vez mais abrindo espaço editorial para falar sobre as demências e contribuir para que elas se tornem prioridade em saúde pública em nosso país.
Setembro Lilás – Campanha Mês Mundial de Alzheimer 2024
Data: 1 a 30 de setembro
Realização: Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz)
Parceiros: ABRAz, APAZ, CDD, IAB, INME
Patrocínio Diamante: Novo Nordisk
Patrocínio Prata: Lilly
Apoio: Walking The Talk for Dementia