Mapa do Cuidado: Um guia de apoio para a comunidade de Alzheimer

Home|Ações|Mapa do Cuidado: Um guia de apoio para a comunidade de Alzheimer
  • Em um esforço contínuo para melhorar o suporte à comunidade de pessoas que vivem com demência e seus familiares, estamos construindo o Mapa do Cuidado. O projeto tem o objetivo de mapear e destacar os serviços gratuitos para pessoas que vivem com demência e/ou seus familiares cuidadores, oferecidos por organizações não governamentais, coletivos, universidades e iniciativas da administração pública em todo o país.

    O Brasil enfrenta um desafio crescente, com cerca de 2 milhões de pessoas vivendo com demência e uma projeção alarmante de 6 milhões até 2050. Apesar desses números, ainda não temos uma Política Nacional em Demências que assegure acesso ao diagnóstico e ao cuidado de longo prazo na rede pública. Em muitos casos, são as ONGs, os projetos de extensão universitária e os grupos de voluntários que dão suporte a essas pessoas e suas famílias.

    Já temos os primeiros pontinhos destacados no nosso Mapa do Cuidado com o resumo dos serviços oferecidos e os meios de contato.

    Acesse a ferramenta aqui

No Blog da Febraz você vai saber mais sobre cada uma das iniciativas conforme forem incluídas no Mapa do Cuidado.

A primeira organização que destacamos foi o Instituto Não Me Esqueças (INME), de Londrina, no Paraná. Esta ONG exemplifica o tipo de recurso que queremos tornar visível para todos que necessitam. O INME oferece oficinas de estimulação cognitiva, palestras, apoio psicológico, sessões de cinema e material educativo liberado para download gratuito.

Você também já pode conhecer mais detalhes do trabalho incrível realizado pelo Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo (SAEC), projeto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que beneficia pessoas com o diagnóstico e familiares na cidade de Santos, no litoral paulista. São oferecidas oficinas de reabilitação cognitiva na perspectiva da Terapia Ocupacional para pessoas que vivem com demência. Além disso, o SAEC tem o Grupo Mente Aberta, um espaço híbrido (online e presencial) de apoio e suporte aos cuidadores familiares.

Como você pode contribuir?

Sua participação é fundamental para o sucesso do Projeto Mapa do Cuidado. Convidamos todos a compartilharem informações sobre iniciativas que ofereçam suporte, cuidado e informação às pessoas com diagnóstico e seus parceiros de cuidado. Se conhece alguma associação, coletivo, universidade ou iniciativa pública que apoie a comunidade de Alzheimer, por favor, preencha o formulário por meio do link https://forms.gle/DcXSZHUaipk44GFW9  e envie sua sugestão.

Estamos comprometidos em identificar e divulgar ao máximo os serviços gratuitos. Acreditamos que, com a sua ajuda, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas que se sentem perdidas e sem apoio após o diagnóstico de demência.

Juntos, estamos criando uma comunidade mais informada, conectada e forte.