Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo da Unifesp (SAEC), Santos (SP)

Home|Ações|Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo da Unifesp (SAEC), Santos (SP)
  • Febraz Apresenta: Mapa do Cuidado, nossa nova editoria dedicada a mapear serviços gratuitos para quem vive com demência e seus familiares cuidadores em todo o Brasil. Confira abaixo como eles estão fazendo a diferença em Santos-SP!

    No Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo da Unifesp, são oferecidas Reabilitação Cognitiva na perspectiva da Terapia Ocupacional para pessoas com demência. As sessões ocorrem todas as segundas-feiras à tarde, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

    Além disso, promovem o Grupo Mente Aberta, um espaço híbrido (online e presencial para aqueles da Baixada Santista) de apoio e suporte aos cuidadores familiares. Os encontros são todas as quartas-feiras das 15:00 às 16:30, proporcionando orientação para o cuidado da pessoa idosa com demência e incentivando o autocuidado do cuidador.

    Cuidadores de todo o país e do exterior são bem-vindos!

    Para participar destes serviços gratuitos, basta enviar um e-mail para saec.bs@unifesp.br e dar o primeiro passo em direção ao cuidado e apoio que você e seus entes queridos merecem.

    Coordenado pelas Profas. Dra. Marcia Novelli e Dra. Emanuela Mattos, terapeutas ocupacionais e docentes na Universidade, este serviço tem sido um importante elo com a comunidade, levando as necessidades do cuidado em demência para discussões junto ao Conselho Municipal do Idoso e diversos departamentos de formação em saúde. Desde sua implementação em 2008, como Serviço de Atendimento em Demência (SADe), até sua expansão atual como SAEC (Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo), tem se dedicado ao envelhecimento e tratamento não farmacológico nas demências.

    “Temos uma média de 12 atendimentos semanais individuais, aproximadamente 20 participantes na Oficina Deu Branco por semestre e 105 participantes no Grupo Mente Aberta em todo o Brasil, incluindo familiares brasileiros que residem no exterior”, explica Emanuela Mattos.

    “Somos duas docentes, terapeutas ocupacionais, coordenando e supervisionando as atividades, com colaboração de estudantes extensionistas e estagiários. Em 2024, contaremos com a oferta de grupos de atividades funcionais para idosos sob a supervisão da Profa. Dra. Thais Contenças, docente do curso de fisioterapia, em parceria com o Ambesp e a Unidade de Saúde Escola do curso de Psicologia” complementa Marcia Novelli.

    Os atendimentos oferecidos são individuais ou em grupo, dependendo das necessidades e demandas dos parceiros de cuidado. Na modalidade em grupo, são abordados temas como manejo de alterações de comportamento, atividades básicas com idosos não colaborativos, comunicação eficaz e ressignificação do cuidado. 

    “Há fila de espera, mas geralmente absorvemos a demanda em até um ano para atendimento em reabilitação cognitiva funcional”, conclui Emmanuela Mattos.

    Juntos, podemos enfrentar o desafio da demência com amor e solidariedade.

    Febraz – Federação Brasileira das Associações de Alzheimer.

    #MapaDoCuidado #Febraz #CuidadoComDemência #Unifesp #ServiçoGratuito #ApoioEFortalecimento #Alzheimer #Demência

     

     

    Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo (SAEC)

    Projeto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo/ Santos)

    • Grupo de estimulação cognitiva e reabilitação cognitiva funcional  para pessoas com demência
    • Grupo online de suporte e apoio aos cuidadores familiares

    Rua 15 de Novembro, 195, 5º andar, Sala 501-502, Centro, Santos (SP)

    saec.bs@unifesp.br

    Instagran:@saecunifesp