Mapa do Cuidado: ABRAz Sub-regional São Carlos, São Carlos (SP)

Home|Ações|Mapa do Cuidado: ABRAz Sub-regional São Carlos, São Carlos (SP)
  • Mapa do Cuidado

    ABRAz Sub-regional São Carlos, São Carlos (SP)

    Construímos o Mapa do Cuidado para compartilhar informações sobre serviços gratuitos dedicados às pessoas que vivem com demência e seus cuidadores familiares, seja através de organizações sem fins lucrativos ou iniciativas da administração pública. Hoje, destacamos o trabalho da ABRAz Sub-regional São Carlos (SP).

    Fundada em 2009 pelo psicogeriatra Dr Pietro Boldrini de Santis, a ABRAz Sub-regional São Carlos é uma extensão da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) Regional São Paulo. A entidade apoia pessoas que vivem com Alzheimer e outras demências, oferecendo orientação e informação para familiares, cuidadores e profissionais de saúde.

    Desde sua fundação, a ABRAz São Carlos tem se adaptado para atender às necessidades crescentes da comunidade local e regional. As reuniões mensais, que normalmente ocorrem na última terça-feira do mês, alternam entre formatos presenciais e online. Isso garante acessibilidade e inclusão a todos os participantes. A divulgação desses encontros é realizada por meio das redes sociais, imprensa, e-mail e WhatsApp, este último com uma rede de mais de 600 pessoas conectadas.

    Os encontros são temáticos e abordam desde o acolhimento e apoio até estratégias de autocuidado para parceiros de cuidado. Contam com a participação de profissionais especializados. A segurança e privacidade dos participantes são prioridades, especialmente nos encontros online, onde o acesso é restrito para garantir um ambiente seguro para todos.

    Formas de participar

    A ABRAz São Carlos encoraja a participação da comunidade por meio de suas plataformas de comunicação. Para receber informações sobre os encontros, atividades programadas e como se envolver com a entidade, os interessados podem entrar em contato pelo [Instagram](file:///C:/Users/Suporte/AppData/Local/Microsoft/Windows/INetCache/IE/U653AGK9/(https:/www.instagram.com/abrazsaocarlos/ “‌”) ou Facebook. Outros canais de comunicação são o e-mail (abrazsaocarlos@gmail.com) e o WhatsApp (16 99601-9075).

    Planos para 2024

    Olhando para o futuro, a ABRAz São Carlos planeja implementar novos projetos e parcerias, focando ainda mais na formação e sensibilização sobre o cuidado com idosos e pessoas que vivem com demência. Esforços serão redobrados para retomar projetos interrompidos pela pandemia e buscar novas formas de colaboração com o poder público, visando ampliar o suporte e recursos disponíveis à comunidade.

    Ana Claudia Barros, diretora científica, destaca a missão da ABRAz: “Lutamos para que a sociedade se sensibilize com a causa das demências, que o poder público, a sociedade civil e os profissionais de saúde busquem e transmitam informações sobre a demência e a doença de Alzheimer. Também priorizamos o suporte aos parceiros de cuidado.”

    A ABRAz Sub-regional São Carlos é um ponto de referência na região para informações confiáveis, suporte e orientação sobre as demências, reforçando a importância do acolhimento e do cuidado informado. “Convidamos familiares, cuidadores, profissionais da saúde e interessados no tema a se juntarem a nós em nossos encontros, para juntos enfrentarmos os desafios impostos pela doença com solidariedade e esperança”, reforça, Ana Claudia.

     

    ABRAz Sub-regional São Carlos, São Carlos (SP)

    • Organização Não Governamental

    • Grupo informativo e grupo de apoio (presencial e online)

    • Não tem endereço fixo (local e data das reuniões nas redes sociais)

    WhatsApp: (16) 9 9601-9075

    abrazsaocarlos@gmail.com

    https://www.instagram.com/abrazsaocarlos/

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100064402885395