C20 Brasil inicia diálogo para influenciar políticas públicas globais

Home|Ações|C20 Brasil inicia diálogo para influenciar políticas públicas globais
  • De 26 a 28 de março de 2024, foi realizada em Recife, Pernambuco, a primeira reunião presencial do Civil 20 (C20) Brasil, um fórum que reúne representantes da sociedade civil. Essa iniciativa tem como meta desenvolver uma agenda conjunta para ser apresentada aos líderes do G20, com o objetivo de refletir as necessidades e expectativas das comunidades globais.

    O C20 Brasil conta com 10 grupos de trabalho, sendo que o grupo Saúde integrada para todos é liderado conjuntamente pela Aids Healthcare Foundation (AHF) e pela Alzheimer’s Disease International (ADI), com a Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) atuando como conexão da ADI no Brasil.

    Os debates abrangeram temas como gênero, raça, inclusão de pessoas com deficiência, juventude e envelhecimento. Elaine Mateus, presidente da Febraz, enfatizou a relevância da contribuição da sociedade civil:

    “A sociedade civil é o setor que mais produz tecnologia social. Não se consegue fazer política pública sem conversar com quem entende e vivencia as questões essenciais.”

    Agenda

    As atividades do C20 na capital pernambucana iniciaram com mesas-redondas e prosseguiram com encontros híbridos, visando a organização dos grupos, a definição dos cronogramas e a formulação de recomendações estratégicas. Cada grupo de trabalho tem como missão apresentar até três prioridades até o dia 1º de junho. Posteriormente, essas prioridades serão consolidadas em um documento único que servirá de base para as deliberações do Comitê Internacional do C20, com o propósito de influenciar as políticas e decisões do G20.

    Durante o evento, foi ressaltada a importância da prestação de contas por parte dos países do G20, assim como a necessidade de uma ampla articulação entre os diferentes grupos de engajamento do G20 e com o C7. A próxima reunião presencial está programada para ocorrer no Rio de Janeiro, nos dias 1 e 2 de julho, seguida pela reunião dos assessores especiais nos dias 3, 4 e 5 de julho.

    Entenda C20, G20 e C7

    C20 (Civil 20) é uma plataforma de diálogo e ação para organizações da sociedade civil de todo o mundo, visando influenciar as políticas do G20 com propostas que refletem questões globais prementes.

    G20 (Grupo dos 20) engloba as maiores economias do mundo, incluindo tanto nações desenvolvidas quanto em desenvolvimento, focado em discussões econômicas globais para fomentar a estabilidade e o crescimento econômico.

    C7 (Civic 7) opera de maneira similar ao C20, mas no contexto do G7, que reúne algumas das principais economias avançadas, com o objetivo de influenciar as decisões e políticas do G7 a partir da perspectiva da sociedade civil.

    Para mais informações, acesse www.c20brasil.org.br.

Henrique Botelho Frota, presidente do C20, ABONG e Instituto Pólis, e Elaine Mateus, presidente da Febraz