Febraz se fortalece na defesa da comunidade de Alzheimer com nova diretoria

Federação Brasileira das Associações de Alzheimer

Febraz se fortalece na defesa da comunidade de Alzheimer com nova diretoria

A Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) inicia uma nova etapa com a eleição da diretoria que estará à frente da organização até junho de 2027.

 

Elaine Mateus

 A presidente reeleita, Elaine Mateus , expressou sua gratidão e determinação: “É uma honra continuar liderando a Febraz ao lado de uma equipe tão dedicada. Estamos prontos para enfrentar desafios e avançar em nossa missão de conscientização e apoio às pessoas com Alzheimer e suas famílias.”
Elaine, doutora em Linguística Aplicada e renomada pesquisadora, possui mais de 30 anos de experiência na formação de professores e é cofundadora do Instituto Não Me Esqueças, que integra a Febraz. Desde sua aposentadoria em 2021, dedica-se ao ativismo social.

Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira

A vice-presidência é ocupada pela médica Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira , geriatra formada pela USP, com especializações em Clínica Médica e Geriatria. Celene preside a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), federada da Febraz, e possui vasta experiência em liderança e visão estratégica. “Neste momento, a coalizão das associações de doença de Alzheimer e condições relacionadas é fundamental para a construção do plano nacional de demências de forma representativa. O Brasil é um país de grande extensão territorial e diversidade, devemos construir um plano que respeite cada uma de suas nuances e necessidades, e sendo assim, o futuro das pessoas que representamos há de trazer mais acesso a ações de prevenção, ao diagnóstico, tratamento e apoio às famílias das pessoas que vivem com demência”, avalia Celene.

Gustavo San Martin

Fundador das associações Crônicos do Dia a Dia (CDD) e Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), assume como tesoureiro. Com formação em administração de empresas e especialização em criatividade e empreendedorismo, Gustavo destaca sua motivação pessoal: “Ser parte é diferente de fazer parte! Minha mãe dedicou quase 15 anos cuidando dos meus avós com Alzheimer. Fazer parte da diretoria é exteriorizar meu envolvimento com a causa.”

Lindsey Mitie Nakakogue

Na diretoria científica, a médica geriatra Lindsey Mitie Nakakogue , professora da PUC Londrina, dedicada há mais de uma década ao atendimento de pessoas com Alzheimer. “Vejo com otimismo o futuro da Febraz e das políticas públicas voltadas às pessoas com doenças neurodegenerativas e seus familiares. Espero contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Um dos projetos em destaque é o Setembro Lilás, que neste ano focará na redução do estigma da Doença de Alzheimer.”

Christiano Barbosa

Novo secretário da Febraz, é diretor presidente da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (APAZ) do Rio de Janeiro. Com ampla experiência em saúde pública, Christiano enfatiza a importância de conscientizar sobre Alzheimer de forma intergeracional e abrangente. “Precisamos abordar a questão de maneira simples e direta, envolvendo crianças e adolescentes.” Ele também ressalta a relevância de entidades como a Febraz na implementação da nova lei de Política Nacional de Cuidado em Demências. “Com o número crescente de pessoas vivendo com Alzheimer e outras demências projetado para os próximos anos, a nossa federação terá um papel fundamental em enfrentar os desafios que surgirão, tanto para os pacientes quanto para seus familiares e profissionais da saúde.”

Conselho Fiscal

No Conselho Fiscal, a Febraz agora conta com Maria Aparecida Albuquerque Guimarães, Juliana Quinteiro Canhete e Icyana Moralez da Silva Novais . Com essa equipe qualificada e comprometida, a Febraz segue firme no trabalho de conscientização e defesa dos direitos das pessoas com Alzheimer e suas famílias. Que os próximos anos sejam de grandes avanços na direção de uma vida melhor para todos.

 

Currículos dos diretores


Presidente Elaine Mateus: Formada em Letras, com Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e Pós-Doutorado em Linguística. Com mais de 30 anos de experiência na formação de professores, é uma renomada pesquisadora em Ciências Humanas e Sociais, focando em como as linguagens moldam sociedades. Idealizadora e cofundadora do Instituto Não Me Esqueças, desde sua aposentadoria em 2021, dedica-se ao ativismo social.
Vice-presidente Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira: Médica geriatra formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, com especializações em Clínica Médica e Geriatria pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Celene tem vasta experiência em liderança e visão estratégica. Presidiu a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e ocupou vários cargos de liderança na ABRAz Regional São Paulo.
Tesoureiro Gustavo San Martin: Fundador das associações Crônicos do Dia a Dia (CDD) e Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), uma das 100 melhores ONGs do Brasil (Instituto Doar 2018 e 2019). Formado em administração de empresas pela FAAP, possui especialização em criatividade e empreendedorismo e é membro fundador da BIORED Brasil e FEBRARARAS (Federação Brasileira de Associações de Doenças Raras). Representa pessoas com condições crônicas de doença no Conselho Nacional de Saúde (CNS) e integra a Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, é Conselheiro da LAPA (Latin America Patient Academy) e preside os conselhos da ISPOR Patient Representative Roundtable – Latin America e da Llorente y Cuenca Brasil, eleita melhor Consultoria de Comunicação na Europa 2022 e Consultoria de Comunicação do Ano na América Latina em 2021.
Diretora Científica Lindsey Mitie Nakakogue: Médica geriatra, membro da SBGG, professora de Medicina na PUC Londrina, com Mestrado em Ciências da Saúde pela PUC-PR e Doutorado em andamento na área de Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina.
Secretário Christiano Barbosa: Diretor presidente da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (APAZ), do Rio de Janeiro, chefe da Seção de Fisioterapia do Centro Gerontológico de Aeronáutica e membro do Conselho Regional de Fisioterapia, com Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Christiano tem ampla experiência em saúde pública.