Mapa do Cuidado: Instituto Não Me Esqueças – Londrina (PR)

Home|Ações|Mapa do Cuidado: Instituto Não Me Esqueças – Londrina (PR)
  • Abrimos o Mapa do Cuidado para compartilhar informações sobre serviços dedicados às pessoas que enfrentam demência e seus cuidadores, seja através de organizações sem fins lucrativos ou iniciativas da administração pública. Hoje, destacamos o Instituto Não Me Esqueças (INME).

    Fundado em 2017 em Londrina, Paraná, o Instituto Não Me Esqueças é uma organização sem fins lucrativos nascida do comprometimento de um grupo de filhas, parceiras no cuidado de suas mães, e profissionais da área da saúde. “Nossa missão é defender os direitos e promover a qualidade de vida das pessoas afetadas pelo Alzheimer ou outras demências, assim como de seus familiares e cuidadores”, declara a equipe do INME.

    Através de convênios com a Secretaria Municipal do Idoso, patrocínios e doações, o Instituto tem ampliado seu impacto, realizando em média 500 atendimentos mensais. Conheça os serviços oferecidos pelo INME.

    CAPAz – Cuidado e Apoio a Pessoas com Alzheimer e seus Familiares

    O projeto CAPAz tem o objetivo de contribuir para a autonomia e dignidade de pessoas diagnosticadas com demência, criando momentos de aprendizado e interação social. Os serviços incluem:

    • Oficinas de Estimulação Cognitiva: Para residentes em Londrina com diagnóstico de comprometimento cognitivo leve ou demência em estágio inicial ou moderado. A participação requer a presença de um cuidador e disponibilidade para atividades semanais na sede do Instituto.

    • Grupos de Apoio: Encontros mensais presenciais para compartilhamento de experiências entre familiares cuidadores, mediados por membros da equipe do Instituto. Parceiros de cuidado, mesmo não inscritos nas atividades regulares, podem participar, sujeito à disponibilidade limitada de vagas. A agenda é divulgada principalmente pelo Instagram do Instituto Não Me Esqueças.

    • Palestras: Profissionais abordam temas relevantes mensalmente em palestras transmitidas no canal do Instituto Não Me Esqueças no Youtube.

    Sessões de cinema

    • Com os mais variados gêneros e temas, as sessões são abertas mensalmente à comunidade Alzheimer como espaço de integração social e de lazer.

    Projeto PlenaMente – A Vida com a Doença de Alzheimer

    A coletânea de cadernos educativos do projeto PlenaMente oferece informações de forma leve e acessível, orientando familiares cuidadores e profissionais do cuidado. Composto por 4 cadernos educativos e 4 volumes dedicados a atividades de estimulação cognitiva, o material apresenta vivências de três famílias impactadas pelo Alzheimer.

    Essas experiências ajudam a compreender os desafios impostos pela doença, as diversas abordagens de cuidado e ainda mostram onde buscar apoio. A equipe que desenvolveu o conteúdo integrou a perspectiva de quem recebe o diagnóstico com a visão dos cuidadores, aliando informações de pesquisas e estudos de ponta na área.

    Os tópicos abordam desde o planejamento da rotina até questões como medicamentos disponíveis no SUS, perguntas a se fazer ao médico, importância da convivência social e intergeracional, alterações de comportamento, cuidados paliativos, testamento vital, entre outros.

    A coletânea PlenaMente é uma ferramenta abrangente para auxiliar em toda a jornada da demência. O melhor é que a coleção completa está disponível no site do INME e pode ser baixada gratuitamente. Acesse! Link para download

    Convidamos você a explorar mais sobre o Instituto Não Me Esqueças, compartilhar essa informação e, se possível, contribuir voluntariamente.

    Instituto Não Me Esqueças (INME)

    Rua Uruguai, 759, Centro, Londrina (PR)

    WhatsApp : (043)9 9155-5747

    https://naomeesquecas.org.br/