Mapa do Cuidado: APAZ – Rio de Janeiro (RJ)

Home|Ações|Mapa do Cuidado: APAZ – Rio de Janeiro (RJ)
  • Construímos o Mapa do Cuidado para compartilhar informações sobre serviços gratuitos dedicados às pessoas que vivem com demência e/ou seus cuidadores, seja através de organizações sem fins lucrativos ou iniciativas da administração pública. Hoje, destacamos a APAZ.

    A APAZ – Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes, é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a apoiar famílias que enfrentam a jornada do Alzheimer e demências relacionadas.

    Desde sua fundação, em 1991, pelo Dr. Jacob Guterman, um dentista movido pela experiência pessoal de cuidar de sua esposa diagnosticada com Alzheimer, a APAZ se compromete com a missão de informar, capacitar e apoiar os parceiros de cuidado, além de atuar pela criação de políticas públicas voltadas à questão do envelhecimento, incluindo as demências.

    “O principal foco da Apaz é cuidar do cuidador. Entendemos que da pessoa que tem o diagnóstico, quem trata é o médico. Nós cuidamos da família que não pode se deixar adoecer. Um cuidador é igual a 2 vidas, se ele está bem, vai cuidar bem de quem precisa”, diz Maria Aparecida Albuquerque Guimarães, presidente da entidade.

    Serviços oferecidos pela APAZ

    A APAZ possui uma equipe multidisciplinar que oferece suporte abrangente aos familiares. O atendimento é feito às segundas, quartas e quintas-feiras, das 10h às 15h, oferecendo os seguintes serviços:

    1. Consultoria familiar: Agende para receber informações e encaminhamentos.
    2. Grupoterapia: Sessões em grupo coordenadas por uma psicóloga.
    3. Cessão de equipamentos: Quando disponíveis em estoque, são oferecidas cadeiras de rodas, higiênicas e andadores.
    4. Consultoria multidisciplinar: Conte com apoio de nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga.
    5. Informação sobre direitos dos pacientes diagnosticados com Alzheimer ou outras demências.

    Maria Clara Stockler, psicóloga da APAZ, destaca a importância do grupo de apoio “como um espaço seguro para expressar dores, sentimentos, rir e encontrar momentos de leveza.” Tânia Mara Scripillini, também psicóloga da associação, reforça que “o equilíbrio emocional do cuidador é essencial para um cuidado de qualidade” e que o que mais gosta de ver é o “resgate das relações familiares”.

    Rosemary Cidade exerce o papel de cuidadora da mãe e relata como a APAZ a ajudou: “Quando aparece alguém com diagnóstico de demência na família, você fica muito perdido, porque ninguém está preparado pra isso. O trabalho da APAZ foi fundamental para que eu pudesse entender a minha mãe, entender a doença, poder cuidar de mim e cuidar dela da melhor maneira possível.”

    Renato Grumewald, mais um dos muitos parceiros de cuidado beneficiados pela associação, também expressa seu agradecimento: “Você tem que se cercar de todo o suporte médico possível e também desse ambiente que a APAz proporciona que vem facilitar todo o procedimento que você vai ter dali por diante, de uma maneira extremamente prazerosa, necessária e importante. É como uma extensão da família, um lugar onde apoio e compreensão são abundantes.”

    A Associação produz ainda o podcast “Conhecer para Conviver” que compartilha informações úteis para os parceiros de cuidado e está disponível em diversas plataformas, acesse aqui.

    A APAZ é membro da FEBRAZ – Federação Brasileira das Associações de Alzheimer, integrando-se também à rede global da ADI – Alzheimer’s Disease International e da (AIB) Alzheimer Iberoamérica.

    Conheça mais sobre o trabalho e saiba como fazer parte!

    Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes (APAZ)

    Organização sem fins lucrativos

    Serviços:

    • – Orientação jurídica
    • – Grupos de apoio psicológico
    • – Capacitação para o cuidado
    • – Consultoria com nutricionista e fonoaudióloga

    Av. Mal. Floriano, 65, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

    WhatsApp: +55 21 97730 7291

    Fones: (21) 2223-0440 e 2518-1410