Mapa do Cuidado: Grupo de Apoio Harmonia de Viver – Coordenação Judy Robbe e equipe de voluntários Belo Horizonte (MG)

Home|Ações|Mapa do Cuidado: Grupo de Apoio Harmonia de Viver – Coordenação Judy Robbe e equipe de voluntários Belo Horizonte (MG)
  • Construímos o Mapa do Cuidado para compartilhar informações sobre serviços gratuitos dedicados às pessoas que vivem com demência e seus cuidadores, seja através de organizações sem fins lucrativos ou iniciativas da administração pública. Hoje, destacamos o trabalho de Judy Robbe, consultora familiar, e sua equipe de voluntários em Belo Horizonte, Minas Gerais.

    Judy Robbe, inglesa com residência fixa há muitos anos no Brasil, tem se dedicado a orientar, informar e apoiar os familiares de pessoas com deficiência cognitiva, a maioria relacionada a doença de Alzheimer e outras demências.
    Por meio do Grupo de Apoio Harmonia de Viver e junto com uma equipe de voluntários, Judy oferece suporte gratuito. “O objetivo é agregar no planejamento dos cuidados e manter a qualidade de vida da família”, explica.
    Implantado em julho de 1988, em resposta à falta de orientações para familiares de pessoas com Alzheimer ou demências similares em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Grupo busca apoiar continuamente as famílias.
    Com metodologia baseada no programa da Alzheimer’s Society Londres, o trabalho tem alcançado resultados como a diminuição do estresse e do cansaço dos cuidadores, a melhor compreensão das mudanças e comportamentos causados pela doença e, consequentemente, mais harmonia no convívio familiar.
    “A Judy é uma pessoa admirável. Seu trabalho com pessoas e familiares de pessoas com doença de Alzheimer, há mais de 30 anos, é incansável e irrepreensível. Quisera houvesse mais Judies!”, elogia a geriatra mineira Karla Giacomin.
    Judy Robbe é uma das professoras do Zelar – Programa de Educação e Apoio na Doença de Alzheimer e outras Demências, curso online gratuito oferecido pela Febraz em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, para toda a comunidade de Alzheimer.
    Serviços oferecidos
    O Grupo de Apoio à Família da Pessoa com Diagnóstico de Demência oferece um conjunto de atividades gratuitas que proporcionam suporte emocional, educativo e prático aos familiares, sempre com ênfase no manejo não farmacológico da doença.
    Roda de Conversa Presencial: Encontros na Paróquia São João Evangelista, Rua do Ouro, 1050, Bairro Serra, em Belo Horizonte, no quarto sábado de cada mês, das 15h00 às 17h30. A entrada é franca e a inscrição é feita no local.
    Grupo Harmonia de Viver no WhatsApp: Um espaço para troca de experiências e dicas entre participantes, sob supervisão da Coordenadora do Projeto e de uma equipe de voluntários.
    Roda de Conversa Virtual com Judy: Sessões via plataforma ZOOM, com datas, horários e links fornecidos aos membros do grupo Harmonia de Viver no WhatsApp. Essas conversas possibilitam que familiares cuidadores compartilhem sentimentos, experiências, aprendam mais sobre a doença e compreendam a importância do autocuidado.
    Como Participar
    Para obter mais informações sobre o Grupo de Apoio à Família da Pessoa com Diagnóstico de Demência ou para participar das atividades, interessados podem contatar Judy Robbe diretamente pelo telefone (31) 99991-2142 ou pelo e-mail judyrobbe@gmail.com.
    Grupo de Apoio Harmonia de Viver – Coordenação Judy Robbe e equipe de voluntários em Belo Horizonte, Minas Gerais

    • Rodas de conversa presenciais e virtuais
    • Grupo no WhatsApp
    E-mail: judyrobbe@gmail.com
    Telefone: (31) 99991-2142